Fórum do Interior debateu estratégias de combate ao abandono do interior

Esta iniciativa foi desenvolvida em colaboração com a parceria do projeto “Dinâmicas e Políticas para o Desenvolvimento Rural”, cofinanciado pelo Programa da Rede Rural Nacional, com o apoio do Acordo de Cooperação Animar/IEFP e a CASES.
Com o Fórum do Interior iniciaram-se as comemorações do 20.º aniversário da Animar e a divulgação da IX MANIFesta – Assembleia, Feira e Festa do Desenvolvimento Local e da Economia Social, realização bienal que decorre numa pequena cidade ou vila do país e que este ano se realizará de forma descentralizada e que terá vários momentos, articulada com outras iniciativas como a representação na Feira Nacional da Agricultura, de 8 a 16 de Junho de 2013, em Santarém; o III Mosaico Social que terá lugar de 27 a 30 de Junho, em Santa Maria da Feira, e o Colóquio Internacional para a Economia Social, de 23 a 25 de Setembro, em Lisboa, entre outras participações durante o presente ano.
No Fórum do Interior participaram autarcas, professores universitários, investigadores, agentes e técnicos de desenvolvimento local, líderes associativos e atores locais que contribuíram para a reflexão sobre os territórios da interioridade, promovendo o debate e a interação de ideias que podem servir de base à definição e reivindicação de novas medidas de combate ao despovoamento, ao abandono, à desagregação social e à depressão económica que caracterizam a maioria destes territórios do interior.
No dia 17 de Maio a abertura do Fórum do Interior foi presidida pelo edil da Câmara Municipal de Castro Daire, Dr.º Fernando Carneiro e o Presidente da ANIMAR, Eng.º Eduardo Figueira. Devido a indisponibilidade de agenda, o ex-Presidente da República, Dr.º Jorge Sampaio, não pode estar presente, tendo no entanto enviado uma mensagem aos participantes do Fórum em que destacava o papel da Animar e da sua rede na dinamização dos territórios rurais.
O Dr.º António Nóvoa, reitor da Universidade de Lisboa, iniciou a conferência com uma brilhante apresentação sobre o tema: “Interior: Que Futuro?”
O painel “Autarquias e Movimento Associativo – Os Territórios e a Estratégia 2020: agentes e instrumentos” foi moderado pelo Dr.º Vítor Barros, da Animar, e teve a participação do Dr.º Joaquim Barreto, da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e do Dr.º António Ribeiro, da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo. Abordou-se o papel das autarquias na revitalização de processos de desenvolvimento local em territórios do interior, com exemplos práticos do trabalho realizado pelas autarquias acima identificadas, tendo ressalvado que as políticas a adotar devem ser convergentes e enfatizadoras de práticas em rede, para uma melhor gestão de recursos e se potenciar as parcerias entre as entidades e atores locais, a que também devem ser chamadas a Administração Central e o Governo. Houve ainda tempo para relevar a importância do papel da Administração Central e do Governo na construção de processos de desenvolvimento local, com a concertação de várias entidades e organismos, numa lógica de participação e envolvimento de todos na construção de alternativas às políticas vigentes de abandono e descapitalização dos territórios do interior.
No segundo dia do Fórum os trabalhos continuaram. Foram apresentados os resultados do projeto “Dinâmicas e Políticas para o Desenvolvimento Rural”, por parte do Dr.º Pedro Reis, da equipa do projeto e representante do INIAV, tendo-se generalizado o debate com os participantes, moderado pelo Eng.º David Machado, da equipa do projeto e Presidente da Rota do Guadiana.
No painel seguinte, “As aldeias, as cidades e o futuro do Mundo Rural”, moderado pelo Dr.º Luís Moreno, do IGOT-IUL, participaram a Dr.ª Raquel Gonçalves, técnica do projeto “À Descoberta do Mundo Rural” e o Dr.º Tiago Gillot, técnico do projeto ASAS – Aldeias Sustentáveis e Ativas, dinamizados pela Animar e promovidas pelo Programa da Rede Rural Nacional (PRRN).
O tema “Associativismo, Participação e Desenvolvimento Local” foi moderado pelo Dr.º Fernando Oliveira Baptista e contou com a participação do Eng.º David Machado, do Dr.º Eduardo Figueira, e do Dr.º Albano Álvares, da CAPOLIB – Cooperativa Agrícola de Boticas, que se debruçou sobre o trabalho realizado na promoção e certificação DOP da carne barrosã e do mel.
As conclusões e o encerramento do Fórum do Interior ficaram a cargo da Eng.ª Maria do Carmo Bica e do Dr.º Vítor Barros.