iniciativas cor barra 828c9e

Iniciativas

O Ribatejo - MANIFesta já começou em Santarém – a assembleia, feira e festa do desenvolvimento local

A sessão de abertura da MANIFesta – X Assembleia, Feira e Festa do Desenvolvimento Local, decorreu hoje, dia 9, no Convento de S. Francisco, e contou com a presença de Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara de Santarém, de Eduardo Figueira, presidente da direção da Animar, de Maria Elizete da Costa Jardim, diretora Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo, de Eduarda Maria Gomes Marques, diretora Regional de Lisboa e Vale do Tejo do IPDJ e Tiago Leite, diretor do Centro Distrital da Segurança Social de Santarém, que concordaram com a importância de se organizarem iniciativas como esta, vinte anos depois da realização da 1ª edição da MANIFesta, que teve lugar em Santarém. A iniciativa prosseguiu com o lançamento do Prémio “Desporto e Juventude pelo Desenvolvimento”.
A MANIFesta prossegue esta quinta-feira, com uma Conferência sobre “O Papel da Agricultura Familiar no Desenvolvimento Local”, no Convento de S. Francisco e com o Ignite Portugal – “Juventude, Inclusão e Desenvolvimento Local”, organizado pela FAJUDIS – Federação das Associações. Juvenis do Distrito de Santarém, na Sala da Assembleia Municipal.
Os concertos decorrem no Convento de São Francisco. Nesta primeira noite, dia 9 de outubro, Carlos Clara Gomes revisitará a “Opera do Bandoleiro”, uma criação inspirada nos universos temáticos de Lampião e José do Telhado, que ele próprio estreou na primeira MANIFesta, em 1994.
Às 22h00, Carlos Clara Gomes sobe ao palco, no Convento de S. Francisco, para uma revisitação da “Ópera do Bandoleiro”, disco de 1994, que promove o encontro de duas interessantes figuras do imaginário português e do nordeste do Brasil. Com músicas de Carlos Clara Gomes e do Quinteto Violado, foi lançado apenas em Portugal. O disco e o espetáculo contaram com a participação dos grupos Brigada Vitor Jara e Trigo Limpo Teatro Acert (Associação Cultural e Recreativa de Tondela), além de Carlos Clara Gomes e do Quinteto Violado. O disco foi lançado pela Associação Cultural e Recreativa de Tondela – ACERT e GESTO cooperativa cultural.
No dia 10, sobem ao palco a Orquestra Típica Sclalabitana e o grupo “Xicara”, uma das formações mais promissoras da nova música portuguesa de raiz tradicional.
No dia 11, à noite, no Convento de São Francisco, atuam na 1ª parte Carla Correia (Cabo Verde) e Filipe Santo (São Tomé e Príncipe), a conferir um toque de internacionalização  á iniciativa e, em seguida,  o grupo português MTM & Violim, com a sua música popular de inspiração mediterrânica e universalista.
A MANIFesta prossegue até dia 12 (domingo), com muita animação, música, espetáculos de rua, conferências, oficinas temáticas e tertúlias.

(O Ribatejo, João Baptista, 9 de Outubro de 2014 in Lazer)

Redes e Parcerias

Parceiro1 Cases   Parceiro2 Ripess   Parceiro3 CNES   Parceiro4 Comuna Carta Portuguesa para a Diversidade

Financiado Por

 financiadores02 financiadores03 financiadores04