iniciativas cor barra 828c9e

Iniciativas

XII MANIFesta está em marcha

Logotipo-MANIFesta18-copyA Animar - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local e a Câmara Municipal de Penacova encontram-se a organizar a XII edição da MANIFesta – Assembleia, Feira e Festa do Desenvolvimento Local e da Economia Social e Solidária, que decorrerá em Penacova.  

A MANIFesta é uma realização bienal promovida desde 1994 pela Animar – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local em parceria com os seus associados da região escolhida para a sua realização, as autarquias e outras entidades que a ela se queiram associar, em particular as da economia social e solidária. É um espaço polivalente, aberto às organizações da sociedade civil, onde decorrem debates, seminários e tertúlias que integram o espaço Assembleia, a Feira de produtos, atividades e mostra de projetos e iniciativas, e a Festa, conjunto de atividades culturais e de animação (concertos, teatro, exposições, cinema documental, atividades com crianças e muitas outras), sendo que cada MANIFesta é uma realização marcante que transcende em muito o universo da rede Animar. 

Considerando os impactos do contexto atual, e face aos resultados das últimas edições da MANIFesta, a Direção da Animar optou por testar um novo modelo de MANIFesta’18, que assenta num processo de animação territorial de um determinado território, sendo neste caso aldeias do Concelho de Penacova, com enfoque nas necessidades e potencialidades deste território e no envolvimento da sua comunidade. A organização desta edição será da responsabilidade da Animar e da Câmara Municipal de Penacova, pretendendo-se que esta iniciativa nos permita fazer uma avaliação das aprendizagens conseguidas decorrido um ano do flagelo dos incêndios, contribuindo deste modo para a realização de um Plano de Desenvolvimento Local Integrado trabalhado ao longo de cerca de seis meses com uma comunidade local, envolvendo todos os agentes locais.

Assim, a realização desta edição da MANIFesta desdobra-se em duas fases:
1) Processo de animação territorial em Penacova, com incidência nas aldeias das freguesias de Friúmes e Paradela,  a partir do qual será construída uma proposta de uma estratégia para futuro, composta por momentos de debate e reflexão (Assembleias Comunitárias) em torno dos temas previamente identificados, a saber: Educação, Ambiente, Agricultura e Floresta, Turismo e Economia e Social, que decorrerão entre maio e setembro de 2018.
2) Realização de um Evento Público de consolidação desta proposta, a realizar entre os dias 19 e 20 de outubro de 2018. 

Neste sentido, muito gostaríamos de contar com a V. presença na iniciativa que se realizará no próximo dia 12 de maio, entre as 10:30H e as 16H, que te, como objetivo a assinatura do protocolo, apresentação da iniciativa às entidades locais e visita ao território, com a seguinte proposta de programa:

10:00H - Ponto de Encontro e acolhimento dos/as participantes – CM Penacova
               Apresentação da MANIFesta’18
               Assinatura do Acordo de Parceria
11:00H - Visita guiada ao território (autocarro do Município)
              Percurso: Penacova - Miro - Vale do Meio - Serra da Atalhada (paragem) - Zagalho e Vale do Conde (visita ao museu) - Vale do Tronco (13:00H - Almoço Convívio) - Carregal - Vimieiro (paragem) - Friúmes (paragem) - Penacova
16:00H - Encerramento dos Trabalhos

As pessoas ou entidades que tenham interesse em associar-se a esta iniciativa, deverão manifestar a sua disponibilidade através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Brevemente, informações mais detalhadas.

Redes e Parcerias

Parceiro1 Cases   Parceiro2 Ripess   Parceiro3 CNES   Parceiro4 Comuna Carta Portuguesa para a Diversidade

Financiado Por

 financiadores02 financiadores03 financiadores04