VI Assembleia, Feira e Festa do Desenvolvimento Local
A MANIFesta volta a Animar Portugal…
Começou em Santarém 1994. Seguiram-se Tondela, Amarante, Tavira e Serpa. Em 2005, realiza-se na Beira Interior nos dias 25, 26, 27, 28 e 29 de Maio, na cidade e aldeia histórica de Trancoso.
Todos os agentes do Desenvolvimento Local são convidados a participar naquela que é a Feira e VI Assembleia do Desenvolvimento Local, MANIFesta Trancoso 2005. A Animar e a Raia Histórica são as entidades promotoras deste evento que reúne características únicas no universo do DL europeu.
A realização da MANIFesta Trancoso 2005 acolhe o espírito das organizações anteriores baseando a sua construção em 3 eixos essenciais: Assembleia, Animação, Feira.
A especificidade da MANIFesta advém da articulação destas 3 componentes cujos conteúdos provêm dos constributos fornecidos de norte a sul do território nacional (incluindo ilhas) pelos agentes/actores do DL português. A dimensão da realização não se resume aos dias do evento. Pelo contrário, trata-se de um processo que nasce de uma participação heterogénea ao nível das Organizações e Iniciativas do Desenvolvimento Local (OIDL) do país.
Desta feita, somos a divulgar as condições de acesso ao espaço Feira (exposição: stands, bancas de artesanato, feira do livro, tasquinhas). Juntamente com o boletim de inscrição, anexamos o regulamento e uma lista de alojamento existente na região.
Lembramos todavia que esta não é a única forma de participar na MANIFesta.
Muito mais do que uma festa, a Feira e VI Assembleia do Desenvolvimento Local é acima de tudo um espaço de cidadania no qual a sociedade civil tem oportunidade de se “manifestar”. Uma mostra multifacetada de projectos, iniciativas, mas também espaço de debate e reflexão, numa lógica de afirmação de um movimento: o movimento do Desenvolvimento Local, cuja essência consiste em proporcionar melhores condições de vida às pessoas.
E porque atravessamos uma época particularmente crítica no posicionamento das OIDL, o processo Assembleia vai revestir-se de uma importância capital. Serão dinamizados vários debates (Assembleias Regionais) através dos quais se construirá a VI Assembleia do Desenvolvimento Local.
Cabe neste contexto introduzir a equipa dos 16 Dinamizadores Regionais que, por definição, são os embaixadores da região junto da organização da MANIFesta, e vice-versa. A sua missão consiste em servir de intermediários entre a organização e as OIDL da sua região. Simultaneamente, dinamizarão as Assembleias Regionais por forma a sistematizar uma posição face à temática avançada no debate, e obter os diferentes contributos da sua região para a MANIFesta: espaços Feira, Animação, Assembleia.
A sua distribuição territorial tem a seguinte configuração:
Minho:
Associação Juvenil de Deão
258 730 653 - Susana Pereira
Trás-os-Montes:
ADIMAC – Associação de Desenvolvimento Integrado de Macedo de Cavaleiros
278 426 000 - Ana Oliveira
Norte:
ADCL – Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Locais
253 551 071 - Adelino Martins
Beiras:
Solidários – Fundação para o Desenvolvimento Cooperativo e comunitário
234 747 079 - Ana Linhares
Acção Jovem Paz
239 642 815 - Inês Rodrigues
ADRL – Associação de Desenvolvimento Rural de Lafões
232 772 491 - Patrícia Cardoso
ADIBER – Associação de Desenvolvimento de Góis e da Beira Serra
235 772 538 - Sandra Gonçalves
Raia Histórica - Associação de Desenvolvimento do Nordeste da Beira
271 820 040 - Nuno Adriano e Alexandre Ferraz
Lisboa e Vale do Tejo:
ADE – Associação para o Desenvolvimento e Emprego do Concelho de Vila Franca de Xira
219 527 878 - Marta Calisto e Tânia Barreira
Alentejo:
Associação Gente e Desenvolvimento de Comunidades Rurais
242 412 154 - António José Correia e Tiago Correia
Terras Dentro – Associação para o Desenvolvimento Integrado de Micro Regiões Rurais
266 948 070 - Paula Lázera
Algarve:
In Loco
289 840 040 - Natália Estrelo
Açores:
Terra Mar – Associação para o Desenvolvimento Local nos Açores
296 652 413 - André Santos
Esta é apenas a primeira etapa do processo MANIFesta, a abertura do período de inscrição no espaço Feira. Dentro em breve voltaremos com mais informações sobre as Assembeias Regionas. No entanto, permanecemos ao dispôr para eventuais esclarecimentos adicionais.
Estamos todos empenhados em que esta MANIFesta de Trancoso 2005 seja um êxito. Para o efeito precisamos de si: MANIFeste-se!
Despedimo-nos com um tradicional Bem Haja beirão ao qual juntamos os nossos votos de umas Boas e Felizes Festas!!!
E para que esta mensagem chegue ao maior número de pessoas interessadas, ajude-nos a transmiti-la através dos seus contactos do meio do DL.
RAIA HISTÓRICA - Associação de Desenvolvimento do Nordeste da Beira
Rua Conde Tavarede, 4A
6420-137 Trancoso
E-MAIL : Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: + 351 271 829 040
Fax: + 351 271 829 047