noticias cor barra x

Notícias

V Congresso Oleiros do Sul

29 A 31 MARÇO | BERINGEL

Inserida na iniciativa SABORES NO BARRO, o Congresso é um encontro com conversas sobre o barro nas artes antigas, no artesanato, na arte contemporânea e como factor de desenvolvimento local. Este ano com uma oficina gratuita.

 

​Público: Oleiros, ceramistas, artesãos, estudantes, educadores, animadores, professores, técnicos de turismo, arqueólogos, técnicos de património e publico em geral.

PARTICIPANTES:
ENTRE A TERRA E O TIJOLO
MESTRE JOSÉ MANUEL PARREIRA
Em Beringel, ainda há quem mantenha viva a tradição do fabrico de tijolo de burro de forma artesanal. JOSÉ MANUEL PARREIRA abraçou este herança do pai dando continuidade a este oficio.
O tijolo burro é utilizado na construção há vários milénios, não tendo as suas características variado significativamente ao longo dos anos, uma vez que tal como nos primórdios continua a ser fabricado com a mesma matéria prima, a argila (terracota).
Oficina para experimentar o trabalho no telheiro, a produção de peças únicas tipo tijolo de burro ou ladrilho.

ENTRE O BARRO E A MEMÓRIA
MUSEU DA LUCERNA - MANUEL MAIA
O Museu da Lucerna possui a maior coleção do mundo de Lucernas, as candeias de barro romanas. Uma coleção única de Lucernas descobertas na localidade de Santa Bárbara dos Padrões. Os milhares de lucernas trazidos à luz do dia durante os trabalhos arqueológicos, permitiram tornar público utensílios de iluminação, decorados com os mais diversos motivos. Objetos que são elementos da memória coletiva e de outros povos.

OLARIA DE BERINGEL - MESTRE ANTÓNIO MESTRE
Produz objetos tradicionais com memórias e funções associadas. Mestre de nome e de profissão, filho de oleiro, trabalhou desde sempre nesta atividade. Sempre criou peças que cumpriam uma função utilitária ora no mundo do trabalho, ora no quotidiano da vida da sociedade do seculo XX. É hoje o último Oleiro de Beringel e carrega consigo uma herança de muitos séculos.

ENTRE O ENSINO E A CERÂMICA
CURSO DE EDUCAÇÃO FORMAÇÃO NÍVEL 2 DE PINTOR E DECORADOR DE CERÂMICA - MARIANA TERESA MARTINS CONDUTO E SIMÃO MIGUEL XAVIER MATOS
Irá ser efetuada uma apresentação do Curso de Educação Formação Nível 2 de Pintor e Decorador de Cerâmica, partindo dos pressupostos iniciais do curso e razão da sua implementação. Iremos abordar o trabalho realizado e dinâmica da prática da sala de aula, exposição mediática do curso e a sua participação na vida da comunidade local. Concluiremos com um balanço das mais-valias do curso, do trabalho a efetuar como aptidão final e das perspetivas futuras para estes alunos. Um ou dois alunos poderão dar o seu contributo em direto.

ALQUEVA VAI À ESCOLA - MARIA BÁRBARA ELIAS BARÃO
Projeto realizado com os alunos do 12º ano, criação e realização de peças em cerâmica, que identificam o Alqueva e o Alentejo, em parceria com a EDIA e a Biblioteca Escolar, inserido no projeto Alqueva vai à escola.

ENTRE A CRIATIVIDADE E A CRIAÇÃO
BARRO & DESIGN® - LIGIA ELSA VIEGAS HORTA
Fomentar o desenvolvimento sustentável, a criatividade e a inovação do artesanato português, em total respeito pelas suas artes e ofícios, é a razão de ser da Barro & Design®. Promove a excelência da olaria de roda, a partir do barro comum, em edições limitadas, compatíveis com uma produção artesanal. Com a assinatura de Lígia Horta, a garrafa de barro «água fresca», enaltece o imaginário da bilha de barro comum, matéria nobre e orgânica, com um design distintivo e moderno.

ALENTEJO CRIATIVO - TIAGO CALDAS NUNES E ALDO PASSARINHO
O projeto “Alentejo CRIATIVO – Ações de Qualificação das PMEs de Indústrias Culturais e Criativas” é um projeto dirigido às Pequenas e Médias Empresas de Indústrias Culturais e Criativas (ICC) do Alentejo e pretendeu estimular o aparecimento de players que se diferenciem e que ofereçam produtos distintivos e serviços criativos, inovadores e de qualidade. Uma apresentação por docentes no Instituto Politécnico de Beja, nas áreas do Design, Audiovisuais e Produção dos Media. Investigador no Laboratório de Arte e Comunicação Multimédia do IPBeja.

A inscrição no congresso e na oficina é gratuita.

INFORMAÇÕES 
966 659 787
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

PROGRAMA E INSCRIÇÕES

Redes e Parcerias

Parceiro1 Cases   Parceiro2 Ripess   Parceiro3 CNES   Parceiro4 Comuna Carta Portuguesa para a Diversidade

Financiado Por

 financiadores02 financiadores03 financiadores04