noticias cor barra x

Notícias

2º Fórum Liberdade e Pensamento Crítico

9 NOVEMBRO | LISBOA

O 2º Fórum Liberdade e Pensamento Crítico realiza-se entre as 9.30 h. e as 21.30h, no Liceu Camões, em Lisboa.

 

“Tal como em julho do ano passado, as instalações desta emblemática escola da capital portuguesa acolherão durante um dia inteiro, os interessados em discutir os atuais contextos da Liberdade, usando do Pensamento Crítico para refletir sobre os rumos da democracia no mundo contemporâneo.

“Quando emergem as devoradoras chamas dos fascismos, populismos, e outros“ismos” tão diversos, quantos a “besta” humana pode conceber para se apoderar das vidas de seus semelhantes;

Quando o terror do “fogo” bárbaro, da vontade de repressão imposta pelo dragão das inumanas ambições, se espalha pelo Mundo, trazendo até nós os gritos que de Varsóvia a Roma ou de Budapeste à Amazónia, nos interpelam reclamando solidariedade.

Nós, defensores da liberdade, neste cantinho da Europa, não podemos deixar de nos manifestar e agir, sob pena da nossa passividade pessoal e social, se transformar num histórico e criminoso suicídio”.

O texto de apresentação reflete as preocupações da comissão organizadora, que reúne um grupo de cidadãos apartidários, ao qual vêm se juntando companheiros de diversos quadrantes da sociedade. O 2º Fórum Liberdade e Pensamento Crítico, apoiado pela Câmara Municipal de Lisboa e por várias associações, possui o perfil de um evento dinâmico e multifacetado.

Incluirá debates sobre temas que estão na ordem do dia, em Portugal e no mundo. A saber: Ambiente; Corrupção; Desigualdades Sociais; Direito ao Descanso; Encontro de Gerações; Migrações/Refugiados; Obscurantismos; Violência Doméstica.

Paralelamente, o 2º Fórum renova a sua vertente cultural e artística com mais uma série de exposições de artes plásticas e de multimédia, performances, cinema, poesia, teatro e música. A programação completa será divulgada em breve, mas temos já confirmadas as participações de A Barraca, Couple Coffee, Antonio Chainho e Rão Kyao no espetáculo de encerramento.

Este ano, contaremos também com espaços especiais destinados aos jovens – que fomentarão os seus próprios debates – e às crianças, que terão uma programação especialmente criada para elas. Formar as novas gerações para a prática, a compreensão e a manutenção da Liberdade é também um dos principais objetivos do nosso 2º Fórum.”

Inscrições prévias através do email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Mais informações em: https://pelaliberdade.org
Facebook: Liberdade e Pensamento Crítico
Instagram: @pelaliberdadeepensamento

Redes e Parcerias

Parceiro1 Cases   Parceiro2 Ripess   Parceiro3 CNES   Parceiro4 Comuna Carta Portuguesa para a Diversidade

Financiado Por

 financiadores02 financiadores03 financiadores04