noticias cor barra x

Notícias

Connect Europe - Carta dos Direitos Fundamentais

9 E 11 MAIO

O Connect Europe promove dois webinários em torno da Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia.

A Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres é parceira do projeto europeu Connect Europe, que visa envolver pessoas e organizações da sociedade civil de sete países europeus num diálogo sobre o futuro da Europa e garantir os valores constantes da Carta dos Direitos Fundamentais.

Devido à pandemia COVID-19, os últimos eventos do projeto tiveram de ser alterados quanto aos locais e formato dos mesmos, que agora são online!

Estes eventos são uma oportunidade para debater temas relacionados com a Carta dos Direitos Fundamentais, face à pandemia e ao impacto desta nas democracias europeias. A língua de trabalho será a inglesa.

CALENCÁRIO
9 Maio, 13h-14h30: Closing Borders - the identity crisis of Europe?
No dia da Europa (9 de Maio), Connect Europe convida a debater o impacto da COVID-19 na chamada “identidade europeia”. Que repercussões esperar ou recear pelo encerramento das fronteiras entre países da UE? No futuro, o isolamento dos países será para manter ou, pelo contrário, serão desenhadas soluções positivas e comuns ao espaço europeu? Que interpretação fazemos das críticas à UE e à forma como lidou com esta situação, a conflitos internos como o caso da Hungria que negligência os valores europeus, ou o não entendimento sobre o desenvolvimento de obrigações-europeias (Eurobonds)? É esta uma oportunidade para o reforço do projeto comum da União Europeia assente em valores comuns (como os presentes na Carta dos Direitos Fundamentais) ou, pelo contrário, para o desmembramento da EU?

Participam:
Rosa Balfour, diretora do Carnegie Europe - as suas áreas de interesse: política e instituições europeias, política externa e segurança; relações entre as políticas domésticas e o papel da Europa no Mundo;
Miguel Otero-Iglesias, analista senior no Elcano Royal Institute e Professor na IE School of Global and Public Affairs; espanhol e suíço, debate-se com a questão “o que fazer quando se sente como europeu do sul e se pensa como europeu do norte?

INSCRIÇÕES

11 Maio, 14h00-15h30: Connect Europe - EU Charter of Fundamental Rights
Em 2020 a Carta para os Direitos Fundamentais da UE celebra 20 anos. Com este evento, pretende-se olhar para os sucessos impulsionados pela Carta, e ver como esta pode ser atualizada e adaptada ao século XXI, num tempo em que a retórica populista e eurocética ressurge, mas em que também é o garante dos direitos fundamentais na Europa.

Consulte aqui o programa.

INSCRIÇÕES

Redes e Parcerias

Parceiro1 Cases   Parceiro2 Ripess   Parceiro3 CNES   Parceiro4 Comuna Carta Portuguesa para a Diversidade

Financiado Por

 financiadores02 financiadores03 financiadores04