O que já se sabe sobre a Covid-19?
14 JUNHO | 17,00 H.
Debare viryual com Mariana Sottmayor, Bióloga, Professora na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Investigadora no CIBIO - Centro de Investigação de Biodiversidade e Recursos Genéticos. Organização de Nuno Quental com o apoio da Campo Aberto - Associação de Defesa do Ambiente.
O QUÊ
As notícias sobre a Covid-19 sucedem-se a um ritmo alucinante.
Embora se saiba hoje muito mais do que há três meses (e que justifica as medidas tomadas), nem aquele que é talvez o maior esforço de investigação de todos os tempos tem conseguido fornecer respostas capazes a todas as perguntas que ainda nos atormentam.
Não sabemos por exemplo quando, ou se, vai haver uma vacina ou tratamentos eficazes; nem sabemos se uma possível segunda vaga da pandemia nos vai atingir no próximo Outono.
Está ainda por explicar muita da disparidade das trajectórias e mortalidade da epidemia entre os vários países, e os dados mais recentes parecem indicar um benefício relativamente limitado do confinamento quando comparado a formas mais leves de controlo – e menos gravosas para a economia.
Mesmo relativamente ao uso da máscara surgem opiniões díspares, ainda que pareça haver um consenso cada vez mais alargado que recomenda o seu uso.
É sobre estes e outros aspectos da Covid-19 que iremos dialogar com Mariana Sottomayor.
COMO
Basta clicar em https://us02web.zoom.us/j/89627668210 e seguir as instruções (poderá ser preciso instalar uma pequena aplicação no computador/telemóvel).
QUEM PODE PARTICIPAR
Aberto a todos os que queiram participar, gratuito, de entrada livre, sem necessidade de inscrição.
COM QUEM
Mariana Sottomayor é licenciada e doutorada em Biologia pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), com passagens pela Universidade de Toronto no Canadá e pela Universidade de Múrcia em Espanha.
É Professora Auxiliar no Departamento de Biologia da FCUP onde tem lecionado várias unidades curriculares de 1º, 2º e 3º ciclo nas áreas de Biologia Celular, Biologia Molecular e Biologia das Plantas.
Em paralelo desenvolve investigação na área da Biologia Funcional de Plantas, no Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO) da Universidade do Porto.
Na sequência da publicação de vários artigos de opinião no Observador e Sábado sobre a pandemia Covid-19 tornou-se conhecida pela sua participação em vários programas televisivos abordando esta temática.
QUEM ORGANIZA
A organização é uma iniciativa pessoal de Nuno Quental, que a Campo Aberto apoia.
Nuno Quental, um dos fundadores da Campo Aberto em 2000, um dos animadores em 2001 do Movimento pelo Parque da Cidade, vice-presidente da associação em 2006 quando lançou e coordenou a campanha «50 espaços verdes em perigo e a preservar» (origem do livro Espaços Verdes e Vivos - um futuro para a Área Metropolitana do Porto publicado em 2017).
Foi presidente da Campo Aberto em 2009-2010. Profissionalmente, é engenheiro do ambiente doutorado em planeamento territorial. Trabalha na Comissão Europeia, em Bruxelas..