Grelha de caracterização de Recurso Técnico-Pedagógico (RTP)
CONSTRUÇÃO DE UM MURAL DE STREET ART PELA IGUALDADE
Contexto:
Nº do projeto: POISE-03-4437-FSE-000019
Designação do projecto: #PARAR, PENSAR, AGIR PELA IGUALDADE# CENTRO
Responsáveis pelo Recurso Técnico Pedagógico:
Entidade: Animar - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local e Barafunda - Associação Juvenil de Cultura e Solidariedade Social
Contactos: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. / Telef.: 219527450/1
Caracterização do Recurso Técnico Pedagógico:
Atividade: Construção de um Mural de Street Art pela Igualdade
Área temática do RTP: Domínios da Igualdade de Género/Igualdade de Oportunidades
Caracterização técnica do RTP: Numa perspetiva working in progress este recurso técnico-pedagógico consiste, após a construção de um mural de street art que perdurará numa parede sobre o tema da Igualdade de Oportunidades e Igualdade de Género, pela sua narrativa através do making off – registo em vídeo não só da obra plástica mas dos intervenientes, interações e resultados. Assim, esta ficha de RTP acompanha esse suporte no sentido de viabilizar que ele se possa replicar noutras localidades e cenários, com diferentes grupos populacionais.
Ano do RTP: 2018
Região: Centro / Passível de Disseminação Nacional
Tipologia de Suporte: Digital / Web
Destinatários/as Finais:
- a população em geral, que vai participar na sua construção e depois usufruir da contemplação desta obra plástica e de sensibilização para a igualdade e diversidade;
- o/s grupo/s de pessoas que participa/m na construção da pintura em street art - no caso em apreço trata-se de um mural implantado dentro do perímetro de uma escola básica – e que engloba não só o artista/artistas plásticos, como os dinamizadores das sessões de sensibilização, os docentes e discentes e outros funcionários que participam na construção do desenho e na pintura.
Utilizadores/as do RTP:
Docentes do ensino básico, Animadores/as locais, Técnicos/as de ação social e Criadores/as de arte de rua
Descrição do RTP:
Objetivos: Elaboração de uma curta-metragem que retrata o making of da construção/pintura de um mural de street art sobre Igualdade, num espaço público, tendo em vista replicar o processo criativo e colaborativo inerente à criação Mural, servindo de veículo de análise e debate em torno da Igualdade.
Resumo / Principais Conteúdos:
Este making of retrata a evolução da atividade do Projeto, desde a chegada ao local da construção do mural até à sua inauguração. No caso em apreço, tratou-se de um mural de street art numa parede do Agrupamento de Escolas da Benedita, a qual se encontrava deteriorada. Assim, a narrativa inicia-se com declarações da Secretária de Estado para Cidadania e Igualdade/SECI aquando da inauguração do mural e, em flash back, relata os trabalhos iniciais com a chegada dos artistas Las Piteadas, os retoques na parede, as conversas tidas com os jovens na preparação desta ação de sensibilização colaborativa, as sessões de pintura em dias de grande calor, a recção à SECI e outras entidades aquando da inauguração e festa final com o projeto concluído. De notar que o diálogo permanente com a Barafunda, entidade parceira local no projeto, bem como com as crianças e jovens e funcionárias da escola foi fundamental na concretização desta ação.
Metodologia de aplicação e/ou exploração pedagógica:
Todo o filme com a narrativa da atividade pressupõe, claramente, o exercício de um processo de construção e pintura do próprio Mural de Street Art para o qual é necessário desenvolver alguns passos.
A entidade promotora desta ação (neste caso, a Animar) deve, em primeiro ligar, estabelecer o calendário e o palco/alocação da ação. A par destes dados tem de ser escolhida a/s entidade/s parceira/s local/locais. Em simultâneo será preciso determinar (provavelmente em função do serviço que oferece e do budget disponível) o artista ou grupo artístico que realizará a pintura do mural. No caso presente foi escolhido o coletivo Las Piteadas, em função da proposta apresentada, após uma short-list de candidatos. Las Piteadas porque o trabalho artístico nos últimos anos tem estado associado a iniciativas ligadas à Igualdade de Género e Oportunidades, Cidadania e promoção de valores de participação cívica e desenvolvimento local.
Pela experiência tida no projeto #Parar, Pensar, Agir pela Igualdade - Centro, percebeu-se que as sessões preparatórias do momento de pintura do mural devem ser estimulantes para os grupos de destinatários que nele participam – tratou-se nomeadamente de alunos do ensino básico – e isso pode concretizar-se através de pequenos jogos mas também através da realização de sessões de apresentação e enquadramento da atividade. Estas podem incluir debates, dinâmicas de grupo ou sensibilizações de enquadramento. Foi, aliás, esta tipologia de momentos de partilha que, no caso da Benedita, a Associação Barafunda dinamizou quer com alunos do Agrupamento de Escolas da vila, quer com adultos que frequentavam o Centro Qualifica. Com o primeiro grupo foi mesmo montada uma pequena ‘urna’ de voto onde os alunos, mas também os professores e os funcionários podiam colocar pequenos cartões coloridos nos quais completavam a seu gosto a expressão: “A Igualdade é….”. Do conjunto destas expressões/conceitos saíram algumas ideias para retratar no desejo que deu origem ao mural
DADOS PARA AVALIAÇÃO DE UMA PROPOSTA:
- Localidade de pintura de mural e contexto envolvente (espaço seguro, com transito, etc.)
- Dias/mês previsto para o trabalho:4 dias (mínimo) a 15 dias (2 semanas)
- Tamanho do mural: média 20 a 25 metros;
- Tipo e condições de parede : cimento, etc.
- Condições de acesso à parede - é necessário grua, andaimes, etc.?
FICHA DA ATIVIDADE NA BENEDITA:
Promotores: Animar em parceria com Associação Barafunda e o Agrupamento de Escolas da Benedita
Local: Parede situada no interior do Edifício EB2 do Agrupamento de Escolas da Benedita – visível do exterior;
Dimensão: Parede sem janela – 3mx7m; Paredes com janela (na continuação) – 3mx7m + 10mx7m
Material do mural: Parede de cimento revestida a tinta de areia;
Temas abordados no mural: Violência doméstica e violência no namoro; igualdade de género, de oportunidades, entre pessoas com e sem mobilidade condicionada; pensar diferente, viver diferente, olhar diferente, consumir diferente.
Cronograma de Atividades:
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Primeiro Dia | 2º Dia |3º Dia |….
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Manhã
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Tarde
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Requisitos ou especificações técnicas: Câmara de filmar + projetor, com tela, em sala
Para aceder ao making of relativo à feitura do mural, acionar:
FINANCIAMENTO: