Grelha de caracterização do Recurso Técnico-Pedagógico (RTP)
BROCHURA “AQUI MORREU UMA MULHER”
Contexto:
Nº do projeto: POISE-03-4437-FSE-000019
Designação do projecto: #PARAR, PENSAR, AGIR PELA IGUALDADE# CENTRO
Responsáveis pelo Recurso Técnico Pedagógico / Autoria:
Entidade: Animar - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local, com a colaboração da revista VISÃO
Contactos: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. / Telef: 219527450/1
Caracterização do Recurso Técnico Pedagógico:
Atividade: Ação de sensibilização tendo como ponto de partida a brochura Aqui Morreu Uma Mulher (existe uma exposição de painéis com os mesmos conteúdos)
Área temática do RTP: Domínios Igualdade de Género e Violência Doméstica
Caracterização técnica do RTP: Brochura de 24,5cmx10,5cm, a cores, 36 páginas, (incluindo capa/contracapa e versos de capa e de contracapa); formato similar a metade de A4 ao alto
Ano do RTP: 2018
Região: Centro
Tipologia de Suporte: Digital e em papel (pedidos pelo e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.)
Destinatários Finais:
População em geral, Pessoas interessadas em debater o fenómeno da Violência Doméstica em Portugal, Público visitante da exposição em roll ups Aqui Morreu Uma Mulher, Frequentadores de bibliotecas e escolas
Utilizadores do RTP:
Professores/as, Animadores/as socioculturais, Assistentes ocupacionais e Técnicos/as de apoio à vítima
Descrição do RTP:
Objetivos:
Esta brochura é uma espécie de catálogo em papel – passível de ser descarregada a partir do pdf. – de uma exposição documental com o mesmo nome, cujos painéis em tela reproduzem por sua vez a reportagem publicada na revista Visão, da autoria de Teresa Campos e José Carlos Carvalho. Este trabalho jornalístico revisita os lugares onde aconteceram femicídios (assassinato de mulheres, por serem mulheres, no contexto de relacionamentos de intimidade), reportagem que foi publicada pela revista, por ocasião dos 15 anos passados desde que a Violência Doméstica se tornou crime público na lei portuguesa. Vertida a reportagem para painéis que têm percorrido o país divulgando pequenas histórias que revisitam esses crimes, mas vai mais longe do que ser um ‘catálogo’ de uma exposição.
Resumo / Principais Conteúdos:
A brochura integra também textos que contextualizam o problema e a abordagem da Animar ao mesmo, textos esses assinados pela presidente da CIG e direção da Animar. Apresenta ainda uma listagem dos locais onde ao longo dos primeiros dois anos a Exposição foi mostrada e um recurso extremamente precioso: índice de contactos – a nível nacional e regional – de entidades que prestam informação e apoio a Vítimas de Violência Doméstica.
Metodologia de aplicação e/ou exploração pedagógica:
Seja através da brochura impressa, de 36 páginas, seja através da versão da mesma em pdf, acessível em PDF, este RTP pode ser usado em contexto de sala de aula, mas também de sessão de sensibilização informal com grupos específicos, de forma a motivar públicos e estimular o debate sobre a Violência Doméstica.
Sendo viável, é recomendável que os/as destinatários/as visitem a Exposição ‘ao vivo’ antes de trabalharem o tema com recurso à brochura, pelo superior impacto visual conseguido.
O aspeto mais distintivo deste suporte encontra-se na uma lista de contactos de entidades e instituições que trabalham ou prestam apoio nesta problemática.
Requisitos ou especificações técnicas:
A brochura pode ser utilizada de forma instrumental em sessões de sensibilização animadas por técnicos/as acreditados/as para explicar a temática de Igualdade de Género e da Violência Doméstica.
Requisitos de acessibilidade: N/A
Observações adicionais: N/A
FINANCIAMENTO: