inovacao cor barra 2d4f04

Práticas de Inovação Social

Curso Gestão de Equipas e Relações Interpessoais (e-learning)

1. Identificação da Entidade – Prática

Qual a designação da prática: Curso Gestão de Equipas e Relações Interpessoais (e-learning)
Prática em: Referenciação
Entidade Responsável pela Prática: ALIENDE – Associação para o Desenvolvimento Local
Pessoa de Contato na Entidade: Jorge Gomes Coelho
E-mail: mail@aliende.pt
Página Web e/ou Redes Sociais: http://www.aliende.pt
Telefone: 266 597 318

2. Identificação da Prática de Qualificação / Capacitação /Inovação Social

Identificação das áreas temáticas (Escolher a(s) opção/opções que melhor enquadre a prática): Formação / Capacitação
Objetivos e finalidade da Prática: Qualificar as organizações e pessoas na temática da gestão de equipas.
Beneficiários e destinatários - público-alvo: Técnicos/as, dirigente e voluntários/as de organizações da economia social.
Parceiros comprometidos com a prática [Indique as organizações comprometidas, formal e informalmente, com a prática]: Parceiros do projeto DECIS - (Des)Envolvimento de Estratégias de Capacitação para a Inovação: SEIES, Animar e Ecogerminar
Identificação do Princípio(s) em que a prática se inscreve. Selecione uma ou mais das seguintes opções: Igualdade de Género

3. Fundamente a(s) escolha(s) acima referida(s): apenas o princípio que quer ver referenciado ou reconhecido

4. Caracterização e Construção da Prática

A que problema pretende responder? Que solução foi implementada?: O curso pretende dar resposta a necessidades das organizações da economia doméstica ao nível da gestão de equipas de trabalho, quer internas, quer no âmbito do trabalho em parceria.
Que competências foram necessárias para a construção da prática?: Competências ao nível do desenho de itinerários pedagógicos; Competências na produção de recursos técnico-pedagógicos; Competências na área temática da gestão de equipas e relacionamento interpessoal; Competências na área temática da igualdade de género (formadores com especialização)
Como foram envolvidos os beneficiários e destinatários da prática?: O curso é de formação a distância.
Que metodologias e instrumentos foram utilizados?: Metodologias de construção de itinerários pedagógicos (MIPPI, versão adaptada) e de revisão (peer to peer review).
Que dificuldades e obstáculos foram encontrados? Quais as formas encontradas para os superar?: Não houve dificuldades significativas na inclusão da perspetiva de género no curso. Pequenas necessidades foram resolvidas com recurso a contactos com pessoas com experiência nesta área.
A prática contribuiu para o reforço das competências dos atores, agentes e organizações envolvidos na sua construção? Quais e em que medida?: O trabalho de realização da prática possibilitou a consolidação de competências já existentes.
A prática demonstra valor e mais-valias que garantem a sua autossustentação e viabilidade?: É uma prática interna da organização, viável pela existência de qualificações ao nível dos recursos humanos e pelo alinhamento da direção estratégica da associação e dos seus princípios e filosofia de intervenção.
Liste e anexe evidências relevantes para aprofundamento da prática (links sites, fotografias, documentos resumo, documentos síntese de avaliação, testemunhos, notícias, etc.: Programa do curso. Manual do curso.

5. Transferência, Incorporação e Disseminação da Prática

Em que medida pensa que a prática pode ser útil a outras organizações?: A prática pode ser útil a organizações que operam na área da formação e qualificação interessadas em incorporando no planeamento, execução, etc. a perspetiva de género.
Em que medida estaria disponível para apoiar uma adaptação da prática a outros contextos ou trabalhá-la em parceria com a Rede ANIMAR?: Disponibilidade de princípio a aferir, caso a caso, em função de aspetos contextuais (concertação de agendas e outros).
Mostrar Entrada no Site: Sim, quero mostrar a minha entrada no site

Redes e Parcerias

Parceiro1 Cases   Parceiro2 Ripess   Parceiro3 CNES   Parceiro4 Comuna Carta Portuguesa para a Diversidade

Financiado Por

 financiadores02 financiadores03 financiadores04