inovacao cor barra 2d4f04

Práticas de Inovação Social

Aprende comigo a reutilizar, sem desperdício alimentar.

1. Identificação da Entidade – Prática

Qual a designação da prática: Aprende comigo a reutilizar, sem desperdício alimentar.
Prática em: Referenciação
Entidade Responsável pela Prática: Associação Chaves Social
Pessoa de Contato na Entidade: Zuleika Alves
E-mail: chaves.social@gmail.com
Página Web e/ou Redes Sociais: http://www.chavessocial.com/ https://pt-pt.facebook.com/Associa%C3%A7%C3%A3o-Chaves-Social-387677781296787/info/?tab=overview; https://www.facebook.com/CLDSChavesMaisSocial/?fref=ts
Telefone: 276907191

2. Identificação da Prática de Qualificação / Capacitação /Inovação Social

Identificação das áreas temáticas (Escolher a(s) opção/opções que melhor enquadre a prática): Cidadania e Igualdade, Inclusão Social, Formação / Capacitação, Inovação Social, Violência Doméstica
Objetivos e finalidade da Prática: Os principais objetivos da prática são:

Aumentar a consciencialização e sensibilização dos parceiros e grupos intervenientes para questões relacionadas com a redução da produção de resíduos, assim como a reutilização de materiais e desenvolvimento de estratégias de uma eficiente reciclagem.
Mobilizar os grupos para uma participação mais ativa no que se refere à prevenção de resíduos ao longo de todo o ano e não somente em dias alusivos.
Sensibilizar os grupos intervenientes para a pertinência da partilha de conhecimentos entre gerações, mais especificamente do bem-saber fazer tradicional.
Beneficiários e destinatários - público-alvo: Idosos do Lar de Santo António de Monforte, Formandos do Centro de Formação Profissional de Chaves e Comunidade em geral.
Parceiros comprometidos com a prática [Indique as organizações comprometidas, formal e informalmente, com a prática]: Município de Chaves, Centro de Formação Profissional, Centro de Dia de Santo António de Monforte, Hipermercado E. Leclerc e o Supermeracado Pingo Doce de Chaves.
Identificação do Princípio(s) em que a prática se inscreve. Selecione uma ou mais das seguintes opções: Participação, Inovação Social, Equidade e Inclusividade

3. Fundamente a(s) escolha(s) acima referida(s): apenas o princípio que quer ver referenciado ou reconhecido

4. Caracterização e Construção da Prática

A que problema pretende responder? Que solução foi implementada?: A ação respondeu a 2 problemas:

Solidão e isolamento social na terceira idade;
Excesso de resíduos alimentares e uso abusivo de recursos naturais.
Soluções implementadas:

Encontro/convívio intergeracional;
Valorização dos saberes e dos conhecimentos de ambos os grupos sociais;
Promoção do bem saber fazer tradicional;
Sensibilização para a reutilização de produtos alimentares, minimizando o desperdício, e uso excessivo de recursos naturais.
Que competências foram necessárias para a construção da prática?: Conhecimentos práticos dos formandos do curso de cozinha do centro de formação profissional;

Conhecimento dos oradores acerca da reutilização de recursos naturais e alimentares;

Saberes fazeres tradicionais protagonizados pelo grupo da terceira idade;
Como foram envolvidos os beneficiários e destinatários da prática?: Através de parcerias previamente estabelecidas, tendo-lhes sido proposto o desafio face à pertinência da temática inerente à ação.
Que metodologias e instrumentos foram utilizados?: Reuniões com os representantes das entidades e parceiros envolvidos;
Convite e envolvimento dos hipermercados, no sentido de disponibilizarem bens alimentares não apelativos para venda;
Planificação da ação em conjunto com os intervenientes;
Recolha dos materiais necessários, bem como de toda a logística necessária à execução da ação.
Que dificuldades e obstáculos foram encontrados? Quais as formas encontradas para os superar?: A principal dificuldade foi sensibilizar todos os intervenientes para a pertinência do tema, a qual foi superada através de reuniões de esclarecimento.
A prática contribuiu para o reforço das competências dos atores, agentes e organizações envolvidos na sua construção? Quais e em que medida?: Sim. No que se refere às parcerias, os hipermercados envolvidos foram esclarecidos sobre o aproveitamento que produtos não apelativos para venda podem ter na confeção alimentar. No que diz respeito ao grupo de formandos do IEFP, os mesmos puderam operacionalizar os conhecimentos previamente adquiridos. Relativamente ao grupo de idosos, através da sua participação ativa foi possível evidenciar e valorizar os seus conhecimentos e saberes como uma mais valia para a execução da ação. De uma forma geral, todos os participantes puderam enriquecer os seus conhecimentos no que diz respeito à pertinência da redução de desperdícios alimentares, bem como da adoção de medidas preventivas face ao consumo excessivo de recursos naturais.
A prática demonstra valor e mais-valias que garantem a sua autossustentação e viabilidade?: Sim, na medida em que no futuro esta ação pode ser replicada e até extensível a outros grupos sociais.
Liste e anexe evidências relevantes para aprofundamento da prática (links sites, fotografias, documentos resumo, documentos síntese de avaliação, testemunhos, notícias, etc.: https://pt-pt.facebook.com/Associa%C3%A7%C3%A3o-Chaves-Social-387677781296787/info/?tab=overview;

http://www.chavessocial.com/;

https://www.facebook.com/CLDSChavesMaisSocial/?fref=ts

Anexos

23.jpg
15.jpg
11.jpg
8.jpg
5.jpg
4.jpg
21.jpg

5. Transferência, Incorporação e Disseminação da Prática

Em que medida pensa que a prática pode ser útil a outras organizações?: Tratando-se de um tema abrangente e atual, entende-se que é passível de ser executada em todas as organizações que demonstrem interesse pela temática em questão.
Em que medida estaria disponível para apoiar uma adaptação da prática a outros contextos ou trabalhá-la em parceria com a Rede ANIMAR?: Em função da agenda e disponibilidade da Associação, manifestamos abertura para futuros contactos.
Mostrar Entrada no Site: Sim, quero mostrar a minha entrada no site

Redes e Parcerias

Parceiro1 Cases   Parceiro2 Ripess   Parceiro3 CNES   Parceiro4 Comuna Carta Portuguesa para a Diversidade

Financiado Por

 financiadores02 financiadores03 financiadores04