
CAF - Centro de Apoio à Familia
- Qual a designação da prática: CAF - Centro de Apoio à Familia
- Prática em: Referenciação
- Entidade Responsável pela Prática: Rede Social de Tomar
- Pessoa de Contato na Entidade: Jorge Claro
- E-mail: jorgeclaro@cm-tomar.pt
- Página Web e/ou Redes Sociais: http://www.cm-tomar.pt/index.php/pt/viver/intervencao-social#rede-social https://www.facebook.com/Tomar-Contigo-educação-desporto-juventude-e-ação-social-1515694802008362/?fref=ts
- Telefone: 249329887 / 249091094
- Identificação das áreas temáticas (Escolher a(s) opção/opções que melhor enquadre a prática): Inclusão Social, Inovação Social
-
Objetivos e finalidade da Prática:
Promover e contribuir para a melhoria das condições de vida das famílias em situação de maior vulnerabilidade, com a disponibilização de recursos, partilha de informação e encaminhamento de situações detetadas e sinalizadas;
Suprir as necessidades imediatas de famílias carenciadas, através dos recursos e envolvimento dos vários parceiros na busca de soluções para situações de carência económica diagnosticada;
Potenciar o envolvimento da sociedade civil, empresas, instituições e de toda a comunidade na recolha dos bens para o apoio às famílias carenciadas.
Valorizar a participação do Voluntariado Social. -
Beneficiários e destinatários - público-alvo:
Podem beneficiar de apoio social do CAF, todos os residentes na área do Município, desde que preencham os seguintes requisitos:
Residam e estejam recenseados numa Junta de Freguesia do concelho;
Estejam em situação de carência económica a definir em regulamento específico;
Não usufruam de outro tipo de apoio para o mesmo fim;
Tenham sido esgotados todos os mecanismos de apoio social disponíveis;
Tenham um rendimento Per Capita familiar, inferior a 50% do salário mínimo nacional. -
Parceiros comprometidos com a prática [Indique as organizações comprometidas, formal e informalmente, com a prática]:
Associação Cultural, Recreativa e Social da Venda Nova
Associação de Apoio Social da Freguesia de S. Pedro de Tomar
Associação de Cultura, Desporto e Solidariedade Social de Paço da Comenda
Câmara Municipal de Tomar
Cáritas de Tomar
Centro de Assistência Social de Olalhas
Centro de Assistência Social de Tomar
Centro de Integração e Reabilitação de Tomar
Centro Distrital de Santarém da Segurança Social – Serviço Local de Tomar
Centro Humanitário Abrantes/Tomar - Cruz - Identificação do Princípio(s) em que a prática se inscreve. Selecione uma ou mais das seguintes opções: Participação, Inovação Social
-
A que problema pretende responder? Que solução foi implementada?:
O CAF pretende ser uma resposta de apoio ao combate da pobreza e da exclusão social e pretende responder aos problemas de carência econômica através da disponibilização dos seguintes recursos:
a) Apoio Alimentar (géneros alimentares e refeições…);
b) Apoio de Vestuário;
c) Apoio à Saúde (apoio na medicação, transportes, consultas e tratamentos …);
d) Apoios económicos;
e) Apoios em materiais (ex. mobiliário e ajudas técnicas…) - Que competências foram necessárias para a construção da prática?: Foi necessário sensibilizar os parceiros locais, para numa lógica de participação, cooperação e solidariedade, todos contribuírem, com disponibilização de recursos, nomeadamente humanos, para assegurar o atendimento centralizado que desse resposta à problemática da pobreza e exclusão. Centralizar a informação dos agregado familiares e evitar a sobreposição de intervenções e assim otimizar a rentabilização dos recursos a canalizar para as famílias.
- Como foram envolvidos os beneficiários e destinatários da prática?: Os beneficiário são envolvidos através do atendimento e aconselhamento que é assegurado no CAF e na definição de um plano de acompanhamento social que visa suprimir as suas dificuldades econômicas numa perspetiva de empoderamento de competências pessoais e profissionais. É incutida a co-responsabilização de desenvolverem atividades que visam a sua integração social e definição de um projeto de vida, por exemplo, o voluntariado pode surgir para pessoas desempregadas como forma de a motivar.
-
Que metodologias e instrumentos foram utilizados?:
Atendimento, aconselhamento e acompanhamento das pessoas que se dirigem ao atendimento do CAF
Reuniões de equipa, com periodicidade semanal e com a participação das técnicas que realizam os atendimentos, o processo de decisão dos plano de apoio social são participados pelos parceiros envolvidos neste projeto.
Instrução, monitorização e avaliação de processos familiares
Criação de protocolos com vista à angariação de recursos econômicos e materiais para disponibilizar à famílias que precisam de apoio social
Convite e envolvimento de algumas empresas, no sentido de disponibilizarem bens alimentares e econômicas que vão ser canalizados para ajudar as famílias que recorrem ao atendimento do CAF. -
Que dificuldades e obstáculos foram encontrados? Quais as formas encontradas para os superar?:
Falta de recursos sobretudo econômicos para ajudar todas as famílias que se encontram numa situação de carência económica.
Baixas qualificações das pessoas
Falta de emprego
Participação ativa de todas as entidades parceiras no desenvolvimento do projeto
Comunicação do projeto
Inexistência de um sistema de informação. - A prática contribuiu para o reforço das competências dos atores, agentes e organizações envolvidos na sua construção? Quais e em que medida?: Sim, tem havida mais articulação entre as entidades que participam no projeto do CAF e uma maior complementariedade nas intervenções que são efetuadas junto das famílias que se dirigem ao atendimento. Com a disponibilização dos recursos disponibilizados pelos parceiros, evitou-se que alguma famílias ficassem impedidas de ter por exemplo, eletricidade, água , habitação, alimentação, medicamentos.
- A prática demonstra valor e mais-valias que garantem a sua autossustentação e viabilidade?: Projeto que está em funcionamento desde 2012, que tem funcionado com os recursos dos parceiros, criando desta forma a sua sustentabilidade. Otimização de recursos e competências.
-
Liste e anexe evidências relevantes para aprofundamento da prática (links sites, fotografias, documentos resumo, documentos síntese de avaliação, testemunhos, notícias, etc.:
http://www.metronews.com.pt/2012/09/05/caf-de-tomar-pede-a-sua-ajuda-para-pessoas-em-vulnerabilidade-temporaria/
http://www.mediotejo.net/tomar-atendimento-social-do-caf-agora-e-na-junta-urbana/
http://semanal.omirante.pt/index.asp?idEdicao=745&id=115226&idSeccao=13601&Action=noticia#.
http://radiohertz.pt/tomar-atendimento-social-do-caf-passou-para-a-junta-urbana/
http://www.cidadetomar.pt/noticia.php?id=2429
http://www.cidadetomar.pt/noticia.php?id=5031
http://www.cidadetomar.pt/noticia.php?id=5031
https://www.facebook.com/Tomar-Contigo-educação-desporto-juventude-e-ação-social-1515694802008362/?fref=ts
Anexos
Protocolo-CAF-Cruz-Vermelha.pdf - Em que medida pensa que a prática pode ser útil a outras organizações?: A pratica aqui descrita poderá ser útil a outras organizações, porque as metodologias e estratégias que foram desenvolvidas neste projeto podem ser disseminadas noutros territórios numa lógica de combate à pobreza com o envolvimento dos parceiros locais.
- Em que medida estaria disponível para apoiar uma adaptação da prática a outros contextos ou trabalhá-la em parceria com a Rede ANIMAR?: A Rede Social de Tomar e o Município de Tomar estão disponíveis para colaborar com a Animar na disseminação desta prática.
- Mostrar Entrada no Site: Sim, quero mostrar a minha entrada no site
1. Identificação da Entidade – Prática
2. Identificação da Prática de Qualificação / Capacitação /Inovação Social
3. Fundamente a(s) escolha(s) acima referida(s): apenas o princípio que quer ver referenciado ou reconhecido
4. Caracterização e Construção da Prática
5. Transferência, Incorporação e Disseminação da Prática