
Formação em Danças de Salão e Hip Hop
- Qual a designação da prática: Formação em Danças de Salão e Hip Hop
- Prática em: Referenciação
- Entidade Responsável pela Prática: Associação Jovem Alcobertas
- Pessoa de Contato na Entidade: Mário Ramos
- E-mail: ajalcobertas@gmail.com
- Página Web e/ou Redes Sociais: http://www.facebook.com/ajalcobertas
- Telefone: 969963552
- Identificação das áreas temáticas (Escolher a(s) opção/opções que melhor enquadre a prática): Crianças e Jovens, Cultura, Formação / Capacitação, Voluntariado
- Objetivos e finalidade da Prática: Pretende-se a formação e ocupação do tempo livre dos jovens através da dança.
- Beneficiários e destinatários - público-alvo: Atualmente estamos abertos a participação de pessoas de todas as idades, tendo na prática cerca de 30 praticantes com idades entre os 8 e os 40 anos.
- Parceiros comprometidos com a prática [Indique as organizações comprometidas, formal e informalmente, com a prática]: Os nossos parceiros são a autarquia Camara e Junta de Freguesia, Federação e Associações Juvenis que desde a divulgação ao apoio logístico.
- Identificação do Princípio(s) em que a prática se inscreve. Selecione uma ou mais das seguintes opções: Participação, Igualdade de Género
- A que problema pretende responder? Que solução foi implementada?: Pretende-se acima de tudo responder a uma prática que se encontra em crescendo em Portugal e que não existia ca na região onde a procura tem vindo a estar em crescendo.
- Que competências foram necessárias para a construção da prática?: Não existem competências específicas pois está aberto a todos quantos queiram participar e no mínimo gosto pela prática em si, para todas as idades, estados sociais ou outras.
- Como foram envolvidos os beneficiários e destinatários da prática?: Os Beneficiários da prática foram envolvidos através da inscrição voluntaria, onde tem sido frequente a nossa divulgação através da comunicação social local e locais de afixação de cartazes.
- Que metodologias e instrumentos foram utilizados?: Metodologia da formação de pessoas através da dança, onde a música é a componente de acompanhamento e o formador o orientador.
- Que dificuldades e obstáculos foram encontrados? Quais as formas encontradas para os superar?: As principais dificuldades são como sempre as financeiras, os honorários do formador são muitas das vezes aquilo que nos leva a procura quase permanente de apoios para minimizar as dificuldades e o continuar a prática.
- A prática contribuiu para o reforço das competências dos atores, agentes e organizações envolvidos na sua construção? Quais e em que medida?: A prática leva que os agentes e associações possam ser reconhecidos através do nome e nas várias representações em todo o Portugal onde nos encontramos a participar em campeonatos de dança desportiva.
- A prática demonstra valor e mais-valias que garantem a sua autossustentação e viabilidade?: No momento é com alguma dificuldade que se consegue a autossustentação e viabilidade que só é conseguida através dos apoios que temos da autarquia e parceiros e uma parte indispensável dos pais dos nossos jovens dançarinos.
- Liste e anexe evidências relevantes para aprofundamento da prática (links sites, fotografias, documentos resumo, documentos síntese de avaliação, testemunhos, notícias, etc.: http://www.facebook.com/ajalcobertas
- Em que medida pensa que a prática pode ser útil a outras organizações?: A prática tem tudo para ser útil as outras organizações pois para alem da formação na dança tem a vertente da ocupação do tempo livre dos jovens.
- Em que medida estaria disponível para apoiar uma adaptação da prática a outros contextos ou trabalhá-la em parceria com a Rede ANIMAR?: A disponibilidade seria sempre pontual pois seria sempre a presença do nosso formador e dançarinos que quase todos os sábados tem deslocações a várias localidades e Cidades portuguesas para dançar a nível de competição – dança desportiva.
- Mostrar Entrada no Site: Sim, quero mostrar a minha entrada no site
1. Identificação da Entidade – Prática
2. Identificação da Prática de Qualificação / Capacitação /Inovação Social
3. Fundamente a(s) escolha(s) acima referida(s): apenas o princípio que quer ver referenciado ou reconhecido
4. Caracterização e Construção da Prática
5. Transferência, Incorporação e Disseminação da Prática