inovacao cor barra 2d4f04

Práticas de Inovação Social

Processo de Especificação e Certificação de Produtos Locais

1. Identificação da Entidade – Prática

Qual a designação da prática: Processo de Especificação e Certificação de Produtos Locais
Prática em: Referenciação
Entidade Responsável pela Prática: ADER-SOUSA
Pessoa de Contato na Entidade: Carla Dias
E-mail: carladias@adersousa.pt
Página Web e/ou Redes Sociais: http://www.adersousa.pt/
Telefone: 255311230

2. Identificação da Prática de Qualificação / Capacitação /Inovação Social

Identificação das áreas temáticas (Escolher a(s) opção/opções que melhor enquadre a prática): Produtos Locais e Internacionalização
Objetivos e finalidade da Prática: Construção e implementação de um sistema de procedimentos da qualidade necessários à especificação de três produtos regionais, nomeadamente, capão de Freamunde, Melão Casca de Carvalho do Vale do Sousa e Broa do Vale do Sousa; acompanhamento e apoio durante todo o processo de certificação dos mesmos e, construção do dossier de especificações técnicas
Beneficiários e destinatários - público-alvo: Produtores locais, consumidores e população em geral.
Parceiros comprometidos com a prática [Indique as organizações comprometidas, formal e informalmente, com a prática]: Produtores e associação de produtores, DRAEDM, Escola Superior Agrária de Ponte de Lima, e cooperativas agrícolas.
Identificação do Princípio(s) em que a prática se inscreve. Selecione uma ou mais das seguintes opções: Participação

3. Fundamente a(s) escolha(s) acima referida(s): apenas o princípio que quer ver referenciado ou reconhecido

4. Caracterização e Construção da Prática

A que problema pretende responder? Que solução foi implementada?: Valorização e divulgação dos produtos locais das Terras do Sousa, através da sua certificação e apoio aos produtores locais.
Que competências foram necessárias para a construção da prática?: Conhecimentos na área da certificação de produtos, sendo a Ader-Sousa responsável pela elaboração dos cadernos de especiação dos produtos a qualificar: Capão de Freamunde como IGP, Melão Casca de Carvalho e Broa do Vale do Sousa como denominação de origem protegida. Os processos de registo dos restantes produtos encontram-se ainda em análise na DRAPN. Para além disso a Ader-Sousa apoiou na constituição da Associação de Produtores de melão e hortícolas do Vale do Sousa.
Como foram envolvidos os beneficiários e destinatários da prática?: Os beneficiários são os produtores locais, cooperativas agrícolas e população em geral. Estes foram envolvidos no processo tendo em consideração o produto a certificar. Foi prestado aos produtores locais um acompanhamento técnico permanente por parte da Ader-Sousa, e nesta conformidade, atendendo às diferentes fases que os processos de pedido de registo se encontram, foram realizadas diferentes atividades para cada um deles.
Que metodologias e instrumentos foram utilizados?: Reuniões de acompanhamento, elaboração de planos de comunicação e divulgação dos produtos; apoiados suportes de comunicação e divulgação junto do público-alvo; realização de reuniões com produtores locais com o objetivo de os sensibilizar para a qualificação protegida do produto; elaboração dos respetivos cadernos de especificações e seu registo; participação em eventos, apoio na execução de algumas tarefas de foro fiscal e organizacional contribuindo para o funcionamento da associação de produtores entretanto criadas (exemplo do melão casca de carvalho), participação em concursos, entre outras.
Que dificuldades e obstáculos foram encontrados? Quais as formas encontradas para os superar?: Existência de reduzida informação histórica dos produtos que se pretendem qualificar, a inexistência de definição e caracterização da variedade de Melão do Vale do Sousa e, a ausência de associações de produtores locais representativas nestes processos e em quaisquer outros processos similares.
A prática contribuiu para o reforço das competências dos atores, agentes e organizações envolvidos na sua construção? Quais e em que medida?: A certificação dos produtos locais referenciados foi sem dúvida um importante instrumento que permitiu aos seus produtores demonstrarem de uma forma credível a qualidade, a fiabilidade e as performances dos seus produtos, reforçando a confianças dos consumidores finais, contribuindo para a diferenciação face aos seus concorrentes, aumenta a competitividade, reforça a imagem e a importância destes produtos e facilita o acesso a novos mercados.
A prática demonstra valor e mais-valias que garantem a sua autossustentação e viabilidade?: Com esta prática foram criadas condições que permitiram melhorar a qualidade e as condições de escoamento dos produtos das Terras do Sousa, estimulando a organização, certificação, promoção e comercialização dos produtos. Exemplo disso, são as associações existentes tais como a Associação de Produtores de Melão e de Hortícolas do Vale do Sousa e a Associação de Criadores de Capão á Freamunde que dão continuidade ao trabalho iniciado pela Ader-Sousa.
Liste e anexe evidências relevantes para aprofundamento da prática (links sites, fotografias, documentos resumo, documentos síntese de avaliação, testemunhos, notícias, etc.: Informação disponível no site da Ader-Sousa em www.adersousa.pt

5. Transferência, Incorporação e Disseminação da Prática

Em que medida pensa que a prática pode ser útil a outras organizações?: Todo o trabalho desenvolvido ao longo destes últimos anos pela Ader-Sousa pode ser apreendido por outras organizações que visem a certificação / qualificação de produtos locais. O trabalho desenvolvido pela Ader-Sousa contribuiu para o desenvolvimento do território e das comunidades rurais das Terras do Sousa.
Em que medida estaria disponível para apoiar uma adaptação da prática a outros contextos ou trabalhá-la em parceria com a Rede ANIMAR?: Transmissão de todo o know-how adquirido.
Mostrar Entrada no Site: Sim, quero mostrar a minha entrada no site

Redes e Parcerias

Parceiro1 Cases   Parceiro2 Ripess   Parceiro3 CNES   Parceiro4 Comuna Carta Portuguesa para a Diversidade

Financiado Por

 financiadores02 financiadores03 financiadores04