inovacao cor barra 2d4f04

Práticas de Inovação Social

Clube de Produtores do concelho do Sabugal

1. Identificação da Entidade – Prática

Qual a designação da prática: Clube de Produtores do concelho do Sabugal
Prática em: Referenciação
Entidade Responsável pela Prática: Associação Transcudânia
Pessoa de Contato na Entidade: Ricardo Nabais
E-mail: ricardo.nabais@gmail.com
Página Web e/ou Redes Sociais: http://www.transcudania.blogspot.com/
Telefone: 963270140

2. Identificação da Prática de Qualificação / Capacitação /Inovação Social

Identificação das áreas temáticas (Escolher a(s) opção/opções que melhor enquadre a prática): Desenvolvimento Rural, Desenvolvimento Local e de Base Comunitária, Produtos Locais e Internacionalização
Objetivos e finalidade da Prática: Promoção e escoamento de produtos locais.
Beneficiários e destinatários - público-alvo: Produtores ficam beneficiados por escoarem o produto, os destinatários, (clientes) ficam beneficiados por ter os produtos diretos do produtor e mais oferta.
Parceiros comprometidos com a prática [Indique as organizações comprometidas, formal e informalmente, com a prática]: Produtores, associações e empresas do concelho.
Identificação do Princípio(s) em que a prática se inscreve. Selecione uma ou mais das seguintes opções: Participação

3. Fundamente a(s) escolha(s) acima referida(s): apenas o princípio que quer ver referenciado ou reconhecido

4. Caracterização e Construção da Prática

A que problema pretende responder? Que solução foi implementada?: Ajudar a promover e escoar a produção local.

A solução foi criação do clube para promover os produtores e produtos além-fronteiras do concelho
Que competências foram necessárias para a construção da prática?: Foi necessário os produtores estarem legalmente constituídos e licenciados, e querem participar na prática promovendo os produtos em conjunto.
Como foram envolvidos os beneficiários e destinatários da prática?: São os próprios beneficiários que vão as feiras, promover os produtos do clube, dar a degustar aos visitantes do certame e explicar o método de fabrico de cada produto.
Que metodologias e instrumentos foram utilizados?: Participação em feiras e certames, promoção de lanches em seminários e eventos públicos, dentro e fora do concelho.
Que dificuldades e obstáculos foram encontrados? Quais as formas encontradas para os superar?: Custos elevados de participação nos eventos, que juntos se consegue ir mais além uma vez que as despesas são divididas pelos produtores que desejam estar presente nesse evento.
A prática contribuiu para o reforço das competências dos atores, agentes e organizações envolvidos na sua construção? Quais e em que medida?: Contribui para o reforço das vendas, escoamento do produto e angariação de novos clientes que ficam fidelizados ao clube.
A prática demonstra valor e mais-valias que garantem a sua autossustentação e viabilidade?: Ainda está e fase de implementação mas a longo prazo irá ser autossustentável.
Liste e anexe evidências relevantes para aprofundamento da prática (links sites, fotografias, documentos resumo, documentos síntese de avaliação, testemunhos, notícias, etc.: http://capeiaarraiana.pt/2015/01/13/transcudania-cria-clube-de-produtores-sabugal/
http://portocanal.sapo.pt/noticia/48741/
http://www.cincoquinas.net/?news=ricardo-nabais-fala-nos-do-clube-de-produtores-do-sabugal
http://www.ointerior.pt/noticia.asp?idEdicao=793&id=46194&idSeccao=11101&Action=noticia

5. Transferência, Incorporação e Disseminação da Prática

Em que medida pensa que a prática pode ser útil a outras organizações?: Pode ajudar outros produtores com o mesmo problema em escoar e promover os seus produtos. Serve para organizações que tenham sócios produtores.
Em que medida estaria disponível para apoiar uma adaptação da prática a outros contextos ou trabalhá-la em parceria com a Rede ANIMAR?: Estou disponível para apoiar a adaptação e implementação da prática noutras organizações, a distancia ou presencialmente com a rede Animar.
Mostrar Entrada no Site: Sim, quero mostrar a minha entrada no site

Redes e Parcerias

Parceiro1 Cases   Parceiro2 Ripess   Parceiro3 CNES   Parceiro4 Comuna Carta Portuguesa para a Diversidade

Financiado Por

 financiadores02 financiadores03 financiadores04