
Embaixador(a) da Felicidade DAQUI
- Qual a designação da prática: Embaixador(a) da Felicidade DAQUI
- Prática em: Referenciação
- Entidade Responsável pela Prática: EES Rural
- Pessoa de Contato na Entidade: Fátima Saraiva
- E-mail: empreenderural@gmail.com
- Página Web e/ou Redes Sociais: https://www.facebook.com/EESRural
- Telefone: 910471494
- Identificação das áreas temáticas (Escolher a(s) opção/opções que melhor enquadre a prática): Desenvolvimento Rural, Empregabilidade / Empreendedorismo, Inovação Social
-
Objetivos e finalidade da Prática:
O objetivo da iniciativa DAQUI é valorizar os recursos endógenos e criar postos de trabalho nos territórios de baixa densidade. Procuramos o que de melhor a natureza nos oferece e divulgamos as nossas plantas com propriedades medicinais.
@ Embaixador(a) da Felicidade é alguém que se identifica com a iniciativa, divulga e pode promover os biscoitos utilizando a sua rede de contactos. Em breve, teremos outros produtos regionais para oferta. - Beneficiários e destinatários - público-alvo: O destinatário é o consumidor consciente que procura produtos nacionais de qualidade, por um valor justo. Com esta escolha, está a permitir dinamizar a economia local, contribuindo para contrariar o despovoamento dos territórios de baixa densidade.
- Parceiros comprometidos com a prática [Indique as organizações comprometidas, formal e informalmente, com a prática]: Município de Penela, alojamentos, restaurantes e comércio local de Penela.
- Identificação do Princípio(s) em que a prática se inscreve. Selecione uma ou mais das seguintes opções: Participação, Inovação Social
-
A que problema pretende responder? Que solução foi implementada?:
O problema que abordamos é o despovoamento dos territórios de baixa densidade. A solução passa por valorizar os recursos endógenos de cada território que são, na maioria das vezes desprezados e, muitas
vezes, destruídos. - Que competências foram necessárias para a construção da prática?: Conhecer a realidade dos territórios de baixa densidade,um olhar atento para os recursos abundantes que nos rodeiam, espírito crítico e pensar fora da caixa.
-
Como foram envolvidos os beneficiários e destinatários da prática?:
Através da partilha de ideias e procura de soluções para este grande desafio de falta de massa crítica no território.
Procuramos ainda envolvê-los na procura dos meios necessários para implementar a iniciativa, bem como na venda dos produtos. - Que metodologias e instrumentos foram utilizados?: Depois de identificadas algumas plantas com propriedades medicinais abundantes no território, testámos e melhorámos uma receita de biscoitos até chegarmos a um biscoito agradável e o mais saudável possível.
- Que dificuldades e obstáculos foram encontrados? Quais as formas encontradas para os superar?: As principais dificuldades foram os escassos recursos financeiros e a falta de conhecimento na área alimentar. Como forma de superar, estabelecemos uma parceria com uma pastelaria que nos permitiu, não só, utilizar as suas instalações, como também, partilhar os seus conhecimentos nesta área e assim, iniciarmos o processo.
- A prática contribuiu para o reforço das competências dos atores, agentes e organizações envolvidos na sua construção? Quais e em que medida?: Daqui para a frente, pretendemos mudar consciências quanto à sustentabilidade e à união de esforços e reforçar competências em várias áreas, nomeadamente, formas de produção sustentáveis, empreendedorismo social, gestão, higiene e segurança alimentar.
- A prática demonstra valor e mais-valias que garantem a sua autossustentação e viabilidade?: Sim. No espaço de 6 meses e apenas com dedicação pontual e um produto, gerámos receitas superiores a 2.300€. Há necessidade de divulgar a iniciativa e ter mais produtos associados no sentido de ser mais interessante para o consumidor e podermos chegar a outros canais de distribuição.
-
Liste e anexe evidências relevantes para aprofundamento da prática (links sites, fotografias, documentos resumo, documentos síntese de avaliação, testemunhos, notícias, etc.:
Temos tido uma apreciação positiva dos biscoitos nos vários eventos de degustação que temos participado. A embalagem tem sido alvo de críticas muito positivas. A visão do projeto tem também sido bem acolhida, não só pelo Município e Juntas de Freguesia locais, como também pela ADL -Terras de Sicó - e, para grande surpresa nossa, pelo Jorge Gabriel, em Julho 2015, data da gravação do Verão Total em Penela. Entrevista pode ser vista a partir do minuto 36':
http://www.rtp.pt/play/p1924/e202863/verao-total/445747 - Em que medida pensa que a prática pode ser útil a outras organizações?: A valorização dos recursos endógenos dos territórios de baixa densidade é uma forma de criar valor e gerar rendimento, tendo a qualidade, a sustentabilidade e a união de esforços, como princípios basilares.
- Em que medida estaria disponível para apoiar uma adaptação da prática a outros contextos ou trabalhá-la em parceria com a Rede ANIMAR?: Estamos totalmente disponíveis para disseminar esta solução. Temos todo o interesse em trabalhar em parceria, pois temos consciência do muito trabalho pela frente. Temos ainda a humildade de perceber o muito que podemos aprender com outras iniciativas.
- Mostrar Entrada no Site: Sim, quero mostrar a minha entrada no site
1. Identificação da Entidade – Prática
2. Identificação da Prática de Qualificação / Capacitação /Inovação Social
3. Fundamente a(s) escolha(s) acima referida(s): apenas o princípio que quer ver referenciado ou reconhecido
4. Caracterização e Construção da Prática
5. Transferência, Incorporação e Disseminação da Prática